Universidade de Vila Real quer ampliar serviço prestado a deficientes e idosos

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 03 dez (Lusa) -- A Universidade de Vila Real vai desafiar entidades públicas e privadas a associarem-se ao Centro de Tecnologias de Apoio, para melhorar e ampliar o serviço que é prestado a pessoas com necessidades especiais e idosos do distrito.

O anúncio foi feito hoje, em que se assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e, entre os dias 12 e 14, será feita uma demonstração de como se pretende que o centro funcione.

A iniciativa é organizada pelo Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade (CERTIC) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Francisco Godinho, responsável pelo CERTIC, explicou à agência Lusa que a academia transmontana já presta serviço de apoio a pessoas com deficiência e a idosos desde 2001.

Mas agora, acrescentou, a ideia é ampliar e melhorar esse mesmo serviço e, para isso, vai ser lançado um desafio à Câmara de Vila Real, à Segurança Social, ao Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) e a organizações não governamentais.

"A ideia é dar maior dimensão a serviços que já existem. É também criar um local de referência onde as pessoas necessitadas se possam deslocar para experimentar equipamentos e de onde possam ser encaminhadas para outras instituições", salientou.

Para Francisco Godinho, "estas sinergias poderão tornar Vila Real numa referência e num exemplo a nível nacional".

No antigo edifício do centro da cidade que era ocupado pela UTAD, vai ser feita uma demonstração temporária do que se pretende que venha a ser esse centro no futuro, disponibilizando centenas de tecnologias vocacionadas para a autonomia de pessoas com deficiência, idosos e acamados, em contextos de habitação, educação, recreação e atividades da vida diária.

Incluirá serviços de informação e aconselhamento, avaliação e demonstração, formação, exposição empresarial, ainda o banco de empréstimo de tecnologias de apoio, reparação e manutenção, bem como engenharia de reabilitação, para personalizar ou conceber algum equipamento.

Esta demonstração conta com cinco salas temáticas: quarto e casa de banho adaptada, cozinha adaptada, produtos para mobilidade, produtos para a comunicação e informação, recreação e lazer.

A iniciativa inclui ainda, no dia 12, o colóquio "Serviços de Tecnologias de Apoio no Distrito de Vila Real" e uma reunião restrita aos responsáveis de cinco entidades que poderão, numa primeira fase, estar em melhores condições para definir o modelo de gestão e o plano de implementação desta iniciativa conjunta, nomeadamente a UTAD, autarquia, Segurança Social, CHTMAD e Associação de Paralisia Cerebral de Vila Real (APC).

Há mais de uma década que o CERTIC desenvolve a sua atividade orientada para a aplicação da ciência e da tecnologia na melhoria da qualidade de vida das populações com necessidades especiais.

Entre os projetos desenvolvidos estão uma bengala eletrónica para ajudar cegos a deslocarem-se na rua, uma aplicação que permite pedir ajuda por telemóvel sem recurso a voz ou o MECBraille - Marco Eletrónico de Correio Braille, que disponibiliza gratuitamente um serviço de conversão e envio de textos e cartas em Braille.

A UTAD foi também pioneira ao abrir há seis anos a primeira licenciatura de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.