Manchester United de José Mourinho na final da Liga Europa

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Manchester, Inglaterra, 11 mai (Lusa) - O Manchester United, comandado por José Mourinho, qualificou-se hoje para a final da Liga Europa de futebol, depois de empatar 1-1 em casa com o Celta de Vigo, na segunda mão das meias-finais.

Uma semana após o triunfo em Espanha por 1-0, um golo do belga Fellaini, aos 17 minutos, colocou os ingleses em vantagem, mas o argentino Roncaglia, aos 85, repôs a igualdade, não evitando, no entanto, a qualificação dos 'red devils' pela primeira vez para a final da Liga Europa.

Frente aos holandeses do Ajax, em 24 maio, em Estocolmo, José Mourinho vai disputar a sua quarta final europeia, depois de ter conquistado a antecessora Taça UEFA com o FC Porto, em 2003, e a Liga dos Campeões com os 'dragões' e com o Inter Milão, em 2004 e 2010, respetivamente. O vencedor da Liga Europa tem entrada direta da próxima edição da Liga dos Campeões.

Na outra meia-final, o Ajax eliminou o Lyon, apesar da derrota em França, por 3-1, valendo aos holandeses o triunfo na primeira mão, em Amesterdão, 4-1.

PA // PA

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Guia de acesso prioritário para eleitores com mobilidade reduzida

Eleições do FC Porto realizam-se sábado entre as 9h e as 20h no Estádio do Dragão.

FC Porto: Mira apontada ao Sporting no Olival

Clássico da 31.ª jornada da Liga joga-se às 20h30 de domingo no Estádio do Dragão.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.