Tóquio vai criar um "telefone vermelho" com Londres e Washington -- imprensa

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, Japão, 03 dez (Lusa) - O Japão vai criar um "telefone vermelho" com Londres e Washington com vista a reforçar a cooperação em matéria de segurança, após a entrada em funcionamento do seu novo Conselho de Segurança Nacional, noticia hoje a imprensa.

O parlamento japonês aprovou, na semana passada, a criação do Conselho de Segurança Nacional (NSC), inspirado no que existe nos Estados Unidos e que amplia os poderes do primeiro-ministro no capítulo da Defesa.

De acordo com o jornal Nikkei, Tóquio também pretende pedir à Austrália, França, Rússia, Alemanha, Índia e Coreia do Sul o estabelecimento de uma "linha direta" com o seu Conselho, com vista à concertação sobre dossiês como a Coreia do Norte ou a China ou até ao nível dos ciberataques.

Além do primeiro-ministro japonês, o novo Conselho será composto pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa e pelo secretário-geral do Governo, dotado de poderes para tomar decisões de médio e longo prazo em matéria de Defesa, diplomacia e sobre questões relativas à segurança nacional.

Além disso, ainda segundo o diário económico, o Conselho vai contar, a partir de janeiro, com um secretariado de 60 pessoas com linhas dedicadas aos seus "correspondentes" de Londres ou Washington.

A entrada em funcionamento deste Conselho, desejado pelo atual chefe do Governo de direita, Shinzo Abe, após a sua chegada ao poder em dezembro de 2012, surge num contexto de tensão regional crescente, sobretudo com a China, devido à disputa territorial sobre ilhas no Mar da China Oriental.

A 23 de novembro, as autoridades chinesas instauraram, unilateralmente, uma "zona de identificação de defesa aérea", que cobre uma grande parte do Mar da China Oriental, entre a Coreia do Sul e Taiwan, espaço que inclui nomeadamente as ilhas Senkaku, que são administradas, de facto, por Tóquio, mas cuja soberania é reivindicada por Pequim, que as denomina de Diaoyu.

O vice-presidente norte-americano, Joe Biden, deverá abordar este dossiê, ainda hoje, em Tóquio, com o primeiro-ministro japonês, antes de rumar a Pequim, onde irá expressar os "receios" dos Estados Unidos relativamente à nova zona aérea e "pedir esclarecimentos" sobre a mesma às autoridades chinesas.

DM // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.