MDM vence em Nampula na contagem paralela

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nampula, 02 dez (Lusa) - O MDM, terceiro partido moçambicano conquistou a cidade de Nampula, no norte do país, segundo os resultados finais da contagem paralela dos editais de voto, das eleições municipais realizadas no domingo.

Os resultados oficiais deverão ser conhecidos dentro de horas, mas o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) já reivindicou vitória na mais importante cidade do norte e terceira no país.

A concretizar-se, o MDM, criado em 2009, a partir de uma dissidência da Renamo, com apenas nove mandatos num parlamento de 250 mandatos, ficará a governar três das quatro principais cidades de Moçambique: Beira, Nampula e Quelimane.

Em Maputo, a capital, o MDM perdeu para a Frelimo, no poder, mas obteve uma histórica votação de 40%.

Segundo os resultados paralelos, divulgados pelo Boletim do Processo Político de Moçambique, uma publicação apoiada por eurodeputados, o candidato do MDM, Mahamuno Amurane, obteve 54% dos votos, numa votação onde apenas participaram 26% dos recenseados.

Com estes resultados, o MDM terá 24 assentos na assembleia municipal, a Frelimo 20, e o PAHUMO 1.

AUYS/LAS // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.