França/Eleições: Governo alerta para SMS falsos com resultados eleitorais

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, 23 abr (Lusa) -- O Governo francês alertou hoje que estão a circular mensagens de telemóvel (SMS) falsas com supostos resultados oficiais das eleições presidenciais, cuja primeira volta decorre hoje.

"Atenção aos SMS falsos procedentes do Ministério do Interior. Este organismo não envia SMS", adverte o executivo, num comunicado nas redes sociais.

Ainda antes do encerramento dos círculos eleitorais, pelas 20:00 em França (menos uma hora em Portugal continental), circularam notícias com estimativas de voto, publicadas por meios de fora de França.

Os meios franceses, no entanto, estão impedidos de noticiar resultados eleitorais até ao fecho das urnas.

Dos 11 concorrentes às eleições presidenciais francesas, a candidata de extrema-direira Marine Le Pen, o liberal Emmanuel Macron, o conservador François Fillon e Jean-Luc Mélenchon (esquerda) são os quatro que, segundo as sondagens, têm hipóteses de passar à segunda ronda, a 07 de maio, onde se debaterão os dois mais votados.

JH // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.