Passos Coelho considera "irracional" modelo de defesa europeia sem os Estados Unidos

Passos Coelho considera "irracional" modelo de defesa europeia sem os Estados Unidos
| Política
Porto Canal com Lusa

O presidente do PSD considerou este sábado "arriscado" e "irracional" qualquer modelo de defesa europeia sem os Estados Unidos, num discurso em que manifestou apreensão face aos populismos na Europa e às políticas da nova administração de Washington.

Pedro Passos Coelho falava na abertura de uma conferência promovida pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), numa intervenção subordinada ao tema da "União Europeia e as Relações Transatlânticas".

Em relação aos Estados Unidos, o ex-primeiro-ministro e líder social-democracia afirmou esperar que "a poeira assente" após as últimas eleições presidenciais e exista a prazo uma abordagem diferente em relação à União Europeia.

Pedro Passos Coelho apontou com preocupação o facto de a administração norte-americana "ter pela primeira vez" uma atitude de "hostilidade" face à organização política da União Europeia, quase fazendo um convite a vários Estados-membros para que façam como o Reino Unido e contribuam para a sua desintegração.

"Os Estados Unidos antes queixavam-se da existência de uma União Europeia com múltiplos interlocutores. Agora parecem apostar numa relação bilateral com os Estados-membros - uma perspetiva que não é desejável", referiu.

Do lado da União Europeia, Pedro Passos Coelho também identificou fenómenos preocupantes que se agravaram após a crise financeira de 2008 e considerou que as atuais eleições presidenciais francesas "são o símbolo" do "choque" em torno das tensões existentes, com fenómenos populistas de extrema-direita ou de extrema-esquerda, com a emergência de nacionalismos e de conceções protecionistas.

Para o presidente do PSD, a União Europeia enfraqueceu no plano da defesa e da sua dimensão atlântica com a decisão de saída do Reino Unido e depara-se no presente com riscos diversos ao nível da segurança nas suas fronteiras a sul (no Mediterrâneo), a leste com a Rússia e em relação ao Médio Oriente.

"Julgo que voltar a uma ideia de Europa da segurança e da defesa fora do quadro da NATO não promove a estabilidade e a segurança global. É muito importante que os Estados-membros que fazem parte da NATO invistam mais na defesa, mesmo que isso para alguns represente uma escolha difícil, porque a Europa ainda está muito a lamber as feridas da última crise económica e financeira", declarou.

Porém, para Passos Coelho, esse acréscimo de investimento da Europa na defesa é inevitável, "mas não para olhar apenas para si própria".

"Um esquema europeu de defesa em relação ao atlântico é irracional, porque se revelará mais dispendioso, e principalmente arriscado, já que a Europa enfrenta ameaças de caráter global. Tem de haver também do lado dos Estados Unidos a ideia de que a estabilidade global depende desta relação transatlântica", acentuou ainda o ex-primeiro-ministro português.

A terminar, Pedro Passos Coelho deixou mensagens de esperança face à evolução da União Europeia e dos Estados Unidos: "Espero que a Europa possa completar o seu edifício em termos monetários e económicos, ultrapassando estas tensões nacionalistas e populistas; e espero que do lado dos Estados Unidos a poeira também assente e quanto mais distante se ficar da campanha [presidencial] mais se regresse às opções centrais do pós-queda do Muro de Berlim e que continuam a ser da maior relevância para os dois lados do Atlântico", sustentou o líder social-democrata.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.