Fundação PT apoia equipa e doentes dos paliativos domiciliários de Bragança

| Norte
Porto Canal com Lusa

Bragança, 21 abr (Lusa) -- A equipa de cuidados paliativos domiciliários da Terra Fria, em Bragança, recebeu hoje novos equipamentos a Fundação PT que vão facilitar a comunicação entre profissionais e com os cerca de 70 utentes e familiares que acompanha atualmente.

A doação resulta de uma parceria em que a Fundação PT apoia a unidade com um conjunto de meios e tecnologias para facilitar e aumentar a capacidade de resposta dos profissionais de saúde que acompanham no domicílio doentes em fim de vida nos concelhos de Bragança, Vinhais e Macedo de Cavaleiros.

Ao todo serão distribuídos cerca de 80 telefones, seis 'tablets' e uma viatura como concretizou hoje Graça Rebôcho da Fundação PT, segundo a qual esta equipa de cuidados domiciliários recebeu dos maiores donativos desta organização, sendo "das mais bem equipadas do país" ao nível desta tecnologia.

"Achamos que este projeto vale mesmo a pena porque é um projeto diferenciador e é para as pessoas que estão no fim da linha e que marca a diferença", afirmou.

Os telefones vão ser disponibilizados aos doentes e familiares durante o período de acompanhamento e tem características específicas para a população sénior ou com outros problemas, nomeadamente de visão, audição ou mobilidade.

A responsável explicou que são aparelhos com "teclas grandes, um amplificador de som" e que permitem "que qualquer pessoa consiga efetuar comunicações e chamadas".

Quanto aos seis "tablets", destinam-se aos profissionais da saúde e "vão permitir às equipas domiciliárias fazer o registo e o acompanhamento das visitas com todos os dados que considerem relevantes".

"Mas também vai servir para os próprios utentes poderem falar com as famílias, por exemplo, através do 'Skype' [aplicação que permite comunicação pela internet]", acrescentou.

A fundação doou ainda uma viatura que vai facilitar a deslocação da equipa no concelho de Vinhais.

A Unidade de Cuidados Paliativos da Terra Fria foi criada há dois anos, período durante o qual acompanhou quase 300 doentes terminais, em quase sete mil visitas domiciliárias, segundo dados indicados por Duarte Soares, médico da equipa.

As doenças oncológicas lideram as patologias, seguidas das demências e a média de idade dos utentes é superior a 77 anos.

Estas equipas garantem os cuidados para atenuar o sofrimento aos doentes e familiares.

O distrito de Bragança lidera, segundo dados oficiais, a cobertura deste tipo de resposta a nível nacional, com paliativos ao domicílio há oito anos e três unidades que cobrem sete dos 12 concelhos.

O presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste Transmontano, em Bragança, Carlos Vaz, reiterou hoje que "até final de julho, agosto" a resposta será alargada aos concelhos do sul do distrito, com a criação de mais equipas em parceria com instituições locais e as Câmaras, que são quem assume parte dos custos de funcionamento das unidades já existentes.

HFI // LIL

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.