Atrizes Maria Rueff e Maria do Céu Guerra no festival de teatro de S. João da Madeira

| Norte
Porto Canal com Lusa

S. João da Madeira, Aveiro, 20 abr (Lusa) - O Festival de Teatro de S. João da Madeira arranca esta sexta-feira com a peça "António e Maria", protagonizada por Maria Rueff, e apresenta mais 21 espetáculos, até 05 de maio, incluindo "Tartufo", com Maria do Céu Guerra.

A 11.ª edição do evento volta a ter como principal palco a Casa da Criatividade, mas leva encenações também aos Paços da Cultura, à Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory e até às instalações fabris da empresa CEI - Companhia de Equipamentos Industriais.

Organizado pela autarquia local em parceria com o projeto "Espaço Aberto" do Agrupamento de Escolas Serafim Leite, o festival tem espetáculos a preços entre os 2,5 e os dez euros, e registou em 2016 uma afluência global de 4500 espectadores.

Entre profissionais e amadores, em palco estarão cerca de 300 atores, a maior parte dos quais integrados em grupos teatrais locais e regionais.

"Dirigindo-se a diferentes segmentos de público, o evento assume cada vez maior importância na cultura da cidade, registando um grande envolvimento da comunidade", afirma fonte da autarquia.

"É uma iniciativa de âmbito local que junta grupos de teatro amadores a nomes consagrados dos palcos nacionais, com mérito reconhecido, contribuindo para uma dinamização assinalável da atividade teatral no concelho", acrescenta.

Este ano, o programa inclui também um espetáculo comemorativo do 25 de Abril, a realizar no próprio feriado nos Paços da Cultura. Sob o título "Ailé Ailé", junta o poeta José Fanha ao músico e compositor Daniel Completo, ex-elemento do grupo de música tradicional Ronda dos 4 Caminhos.

Até 05 de maio, o festival propõe ainda várias outras encenações, a começar pelas dos grupos Teatro Meridional (com Maria Rueff), H'Ora Viva!, Ladrão de Sonhos, TEPAS, A Bem Dizer, Artes do Palco, Animoparque, Banco Local de Voluntariado, Cultura Viva, Os Boinas, ACEITE, Lua Nova, Recriarte, Serafins, ATEC, GEDE, TOJ, NAQA, Anim'Arte, Troupe e, no encerramento, A Barraca, com Maria do Céu Guerra.

AYC // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Habitação para os jovens? Eis as medidas do Governo

As medidas de habitação para os jovens vão ser aprovadas num Conselho de Ministros extraordinário dedicado ao tema, disse esta sexta-feira o ministro da Habitação, sublinhando que esta área não pode ser o "parente pobre" do Estado social.

Detido homem que esfaqueou a irmã de nove anos

Uma menina de nove anos foi esfaqueada esta sexta-feira à tarde em Novelas, Penafiel, e acabou por ser transportada para o Hospital de São João. Tal como o Porto Canal avançou, o suspeito é o irmão da criança, que já terá sido detido pela Guarda Nacional Republicana (GNR).

Braga prepara-se para 72 horas "romanas" com 300 mil visitantes

A edição 2024 da Braga Romana, que vai decorrer de 22 a 26 de maio, contará com 72 horas de programação e perto de 200 atuações em seis palcos, contando atrair 300 mil visitantes, foi hoje anunciado.