Recontagem de votos no Equador confirma vitória de Lenin Moreno nas presidenciais

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Quito, 19 abr (Lusa) -- A comissão eleitoral do Equador atribuiu a vitória nas presidenciais a Lenin Moreno, depois de a recontagem, na terça-feira, não ter apresentado diferenças significativas relativamente aos resultados anteriores.

"A recontagem acabou e ratificou os resultados", anunciou na terça-feira à noite o presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Juan Pablo Pozo, depois de terem sido recontados quase 1,3 milhões de votos das presidenciais no Equador, realizadas a 02 de abril.

Lenin Moreno venceu o banqueiro Guillermo Lasso por uma margem ligeiramente maior do que foi previamente anunciado, mas ainda assim por menos de três pontos percentuais, de acordo com a recontagem de 10% dos votos.

Lasso tinha pedido uma recontagem de todos os votos depositados na eleição de 02 de abril, alegando suspeitas de fraude, mas as autoridades eleitorais concordaram apenas em recontar dos votos disputados.

O processo eleitoral no Equador tem sido "tudo menos transparente", afirmou Lasso, ao recusar participar recusou participar na recontagem.

ISG // EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.