Sobe para 32 número de mortos em queda de autocarro nas Filipinas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Manila, 19 abr (Lusa) -- As autoridades das Filipinas elevaram hoje para 32 o número de mortos no acidente com um autocarro na terça-feira em Carranglan, a cerca de 100 quilómetros a norte de Manila.

Pelo menos 38 pessoas ficaram feridas, disseram as autoridades.

O autocarro, em que viajavam cerca de 70 essoas apesar de a capacidade ser de 45, desviou-se da estrada e caiu por uma ravina de 24 metros de altura, no centro da ilha de Luzón.

O acidente aconteceu quando os travões do veículo falharam e o condutor perdeu o controlo, disse à imprensa local o chefe da polícia, Robert de Guzman, versão que foi confirmada por alguns sobreviventes.

O autocarro ficou totalmente destruído no acidente e os serviços de emergência ainda procuram vítimas.

As autoridades, que tinham fixado inicialmente o número de mortos em 26, não afastaram a possibilidade de encontrarem mais vítimas.

O Governo das Filipinas expressou as condolências aos familiares das vítimas e prometeu "fazer com que os culpados por esta tragédia assumam responsabilidades", de acordo com um comunicado do gabinete presidencial de Malacañán, em Manila.

Em fevereiro, um autocarro que transportava estudantes universitários embateu num poste nos arredores da capital filipina, causando 14 mortos.

Os acidentes rodoviários são habituais nas Filipinas, causados pela insuficiente manutenção dos autocarros, longos dias de trabalho e condução de risco dos condutores, estradas em mau estado ou mal iluminadas.

ISG // EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Instituições europeias abrem portas para mobilização para eleições e celebração do Dia da Europa

As instituições da União Europeia estão a abrir as portas ao público em Bruxelas e outras cidades, com exposições e visitas especiais, para mostrar o trabalho da última legislatura e mobilizar a participação nas eleições de junho.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.