Abertas assembleias de voto no leste da Turquia para referendo sobre reforma constitucional

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Istambul, Turquia, 16 abr (Lusa) -- As primeiras assembleias de voto abriram hoje na Turquia às 07:00 (05:00 em Lisboa), em 32 províncias do leste do país, para um referendo sobre uma reforma constitucional, que substitui o sistema parlamentar por um regime presidencialista.

Uma hora mais tarde, às 08:00 (06:00 em Lisboa), abrem as restantes assembleias de voto nas outras 49 províncias turcas.

Se a reforma for aprovada, o cargo de primeiro-ministro é eliminado e os seus poderes são transferidos para o chefe de Estado.

Os cerca de 55 milhões de turco com direito a voto são chamados às urnas para dizer "sim" ou "não" a uma reforma constitucional de 18 pontos que contempla um sistema presidencialista de amplos poderes em substituição do atual modelo parlamentar.

FV // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.