Empresário investe de 3,5 ME em Amarante em centro de investigação internacional
Porto Canal / Agências
Amarante, 28 nov (Lusa) - Um investidor português vai avançar em Amarante com uma clínica de medicina dentária que incluirá um centro de investigação e formação internacional, num investimento que pode chegar aos 3,5 milhões de euros.
Rui Monterroso, o promotor, disse hoje à Lusa que o projeto está a ser preparado para atrair médicos-dentistas, investigadores e formandos de vários países.
Para potenciar o projeto internacionalmente, começa hoje uma visita às instalações de uma empresa espanhola, na área da biotecnologia, que terá mostrado "grande interesse" em associar-se ao projeto sediado em Portugal.
O empresário, que é proprietário de clínicas em Celorico de Basto e Mondim de Basto, anunciou que, com o apoio de uma instituição bancária, será possível criar em Amarante uma clínica de referência internacional preparada para receber clientes no norte da europa e de Angola.
Luís Monterroso sublinhou o potencial daquilo que designou como "mercado emergente do turismo dentário".
A proximidade de Amarante ao aeroporto do Porto, a existência, naquela cidade, de boas unidades hoteleiras e de um campo de golfe foram fatores que conduziram à escolha da localidade.
Para Rui Monterroso, a qualidade do centro de investigação e da clínica atrairá médicos, investigadores, formadores e formandos estrangeiros à cidade, o que ajudará a sua dinamização económica, sobretudo nos domínios da hotelaria, restauração e comércio.
"Foi fácil defender a escolha de Amarante", observou, frisando ser possível ter "qualidade de vida em Portugal em muitas zonas do país, sem serem necessariamente dentro dos grandes aglomerados urbanos".
O local onde se vai instalar a clínica já está escolhido, devendo ser no centro de Amarante, num espaço com cerca de 1.100 metros quadrados.
O investimento inicial é de dois milhões de euros, devendo atingir os 3,5 milhões de euros num horizonte temporal de quatro anos.
No arranque, o promotor espera criar 10 postos de trabalho diretos e cerca de 20 indiretos.
"A criação de emprego é uma das vertentes que mais me estimula na implementação desta clínica. Espero que este projeto possa ajudar a evitar a saída de alguns quadros qualificados do país", salientou.
O empresário mostrou-se reconhecido pelo interesse manifestado pelo presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar, nomeadamente a criação de condições para instalação da clínica naquela cidade.
APM // JGJ
Lusa/fim