Ministério das Finanças afirma que nacionalizar Novo Banco teria “impactos significativos” na banca pública

Ministério das Finanças afirma que nacionalizar Novo Banco teria “impactos significativos” na banca pública
| Economia
Porto Canal (AYR)

O Ministério das Finanças afirmou que a nacionalização do Novo Banco teria “impactos significativos em termos de despedimentos e encerramento de balcões” avança, esta segunda-feira, o Diário de Notícias (DN).

A nacionalização do Novo Banco iria obrigar a uma injeção “de montantes superiores a quatro mil milhões de euros” e iria causar “impactos significativos” nos cortes exigidos à banca pública, indicou o Ministério das Finanças ao DN.

"Uma nacionalização desrespeitaria o acordo da República Portuguesa com as instituições europeias, pelo que não sabemos à partida se seria exequível", avançou o executivo.

A tutela indicou ainda que “caso fosse possível, uma nacionalização do NB aumentaria a posição dominante do Estado no setor da banca (juntamente com a CGD) com riscos para uma eventual reestruturação da banca nas mãos do Estado que deveria ter impactos significativos em termos de despedimentos de colaboradores e encerramento de balcões e serviços”.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.