Atentado em Estocolmo causou quatro mortos e 15 feridos

Atentado em Estocolmo causou quatro mortos e 15 feridos
| Mundo
Porto Canal com Lusa

Quatro pessoas foram mortas e 15 feridas em resultado de um atentado ocorrido esta sexta-feira em Estocolmo, quando um camião atropelou várias pessoas no centro da cidade, indicou a polícia, difundindo imagens de um homem procurado.

Este ataque ocorreu num país que tem sido relativamente poupado pela vaga de atentados, por vezes cometidos com recurso a veículos pesados, que se verifica na Europa desde há dois anos.

infografia tragédia estocolmo

Desta vez, o camião, que tinha sido roubado, segundo a empresa proprietária, avançou sobre os peões, pouco antes das 13:00 locais (14:00 em Lisboa), ao longo da rua reservada para as pessoas mais frequentada da capital, Drottninggatan. A viatura acabou a marcha na montra de um grande armazém, Åhléns City, pero do cruzamento com uma artéria que tem muito trânsito, Klarabergsgatan.

Os feridos foram tratados no local por socorristas, segundo as imagens transmitidas pelas cadeias de televisão.

Uma porta-voz dos serviços de segurança (Säpo) tinha avançado, num primeiro momento, que existiam "mortos e muitos feridos" e acrescentado que as forças da ordem suecas estavam à procura "do ou dos que estão por trás do atentado".

Os serviços de segurança colocaram por alguns instantes um comunicado, no seu sítio na internet, em que aludiam "a pelo menos dois mortos", antes de o retirarem quase imediatamente.

Os meios de comunicação suecos evocaram balanços de dois ou três mortos e, alguns, oito feridos.

Um responsável do inquérito, Dan Eliasson, tinha indicado que ainda não podia "confirmar o número de mortos e feridos", durante uma conferência de imprensa.

A polícia indicou que não tinha detido o condutor do camião.

"Não tivemos contacto com quem conduziu o camião", declarou Eliasson.

O primeiro-ministro, Stefan Löfven, citado pela comunicação social sueca, afirmou que "a Suécia foi atacada" e "tudo leva a pensar num atentado".

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.