IHRU regressa ao conselho de administração da Porto Vivo com aval da câmara

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 04 jun (Lusa) -- O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) vai regressar hoje, depois de uma ausência de sete meses, a uma reunião do conselho de administração da sociedade de reabilitação urbana (SRU) Porto Vivo, depois do aval da autarquia portuense.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do IHRU, Vítor Reis, manifestou a sua satisfação pelo regresso às reuniões de um representante do instituto, o que foi possível depois de a autarquia assinar a "deliberação unânime".

"O IHRU está muito contente por o senhor presidente da Câmara Municipal do Porto ter desbloqueado o principal impedimento institucional", disse Vítor Reis.

O assento do IHRU pertence, por inerência de funções, ao representante do instituto no Porto, enquanto a câmara fica representada pelo vereador com a pasta da Habitação no conselho de administração.

Porém, a autarquia tem de aprovar o representante do IHRU neste órgão e vice-versa.

Em novembro de 2012, o IHRU nomeou um novo dirigente para a sua delegação no Porto.

Em maio, o instituto esperava a correção das contas da SRU depois de as ter reprovado e de ter deixado orientações sobre o que fazer para serem aprovadas.

"Inicialmente o prejuízo da operação das Cardosas [quarteirão alvo de um projeto de reabilitação] era de 7,6 milhões de euros, depois passou a ser de quatro milhões e nas últimas contas de 5,5 milhões de euros", notou na altura Vítor Reis.

No dia 30 de abril, fonte da autarquia do Porto informou à Lusa que a SRU estava a analisar como agir "do ponto de vista legal" ao chumbo das contas da empresa e à dívida de 2,5 milhões de euros do Governo.

Detida em 40% pela autarquia e em 60% pelo Estado, através do IHRU, a SRU -- Porto Vivo está desde dezembro sem presidente, aguarda há um ano que o Estado reponha os prejuízos de 2,5 milhões de euros referentes a 2010 e 2011 e viu as contas de 2012 reprovadas pelo acionista maioritário na assembleia-geral de 18 de abril.

Esta situação vivida na SRU tem sido alvo de críticas reiteradas pelo presidente social-democrata da Câmara do Porto, Rui Rio, que acusa o Governo querer "abandonar e deixar falir" a SRU, tendo já confessado que esta é a sua "maior preocupação" em final de mandato.

Em abril, a coligação PSD/CDS-PP já tinha viabilizado na Assembleia Municipal do Porto uma moção do PS exigindo do Governo o "cumprimento dos compromissos assumidos" com a cidade e com a SRU.

PL (JF/ACG) // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.