Partido do novo Presidente da Gâmbia vence eleições legislativas com maioria

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Banjul, Gâmbia, 07 abr (Lusa) - O presidente da Comissão Eleitoral da Gâmbia anunciou hoje que o partido do novo Presidente, Adama Barrow, ganhou as eleições legislativas e conquistou a maioria dos lugares no parlamento.

O United Democratic Party (UDP, Partido Democrático Unido) conquistou 31 dos 53 lugares da Assembleia Nacional.

A antiga força dominante ao longo de duas décadas, a Alliance for Patriotic Reorientation and Construction (APRC, Aliança para a Reorientação Patriótica e Construção) do regime de Yahya Jammeh, ficou reduzida a cinco deputados.

Alieu Momarr Njai, presidente da comissão eleitoral, considerou as eleições livres e justas e disse estar aberto caminho para Barrow avançar com transições prometidas em direção a maiores liberdades.

A Gâmbia realizou na quinta-feira as primeiras eleições legislativas depois da saída do Presidente Yahya Jammeh, que gerou uma grave crise no país ao tentar manter-se no poder após perder as presidenciais de 2016.

LFO // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.