Governo autoriza aumentos salariais na NAV

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 06 abr (Lusa) -- O Governo autorizou aumentos salariais na NAV - Navegação Aérea de Portugal, disse hoje a plataforma representativa dos trabalhadores da empresa responsável pela gestão do tráfego aéreo, o que levou ao cancelamento do plenário previsto para esta tarde.

"A plataforma constituída pela Comissão de Trabalhadores e pelos sindicatos representativos dos trabalhadores da NAV recebeu do presidente do Conselho de Administração [da NAV] a informação que as secretarias de Estado das Infraestruturas e do Tesouro assinaram a autorização para que se proceda às valorizações remuneratórias na NAV em 2017, no quadro definido pelos Planos de Desempenho aprovados pela Comissão Europeia", lê-se no documento a que a Lusa teve acesso.

As organizações representativas dos trabalhadores dizem ainda que receberam da administração o compromisso de que se reunirá "no mais curto espaço de tempo" com Comissão de Trabalhadores e sindicatos para que possam "avaliar e concretizar a forma como os efeitos da decisão agora proferida se irão refletir" já este ano.

A nota aos trabalhadores, a que a Lusa teve acesso, considera que após estas decisões estão "reunidas as condições para o cancelamento do plenário", inicialmente previsto para hoje à tarde.

Os trabalhadores da NAV têm vindo a reivindicar valorizações nas remunerações, recusando que a empresa tenha os mesmos constrangimentos da Administração Pública, já que a empresa pública não depende do Orçamento do Estado.

IM // JNM

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.