Angola persegue o Islão e está a fechar mesquitas - líder islâmico

| Mundo
Porto Canal / Agências

Luanda, 27 nov (Lusa) - As autoridades angolanas estão a perseguir o Islão e ordenaram o fecho das mesquitas existentes, algumas das quais foram mesmo destruídas, acusou, em declarações à Lusa, o imã David Já, presidente da Comunidade Islâmica de Angola (COIA).

Jurista, de 38 anos, David Já preside à COIA desde 2005, quando as duas associações representativas de muçulmanos angolanos, Comunidade Islâmica de Angola (CISLANG) e a Comunidade dos Angolanos Crentes Muçulmanos (CACM) se fundiram.

As primeiras mesquitas começaram a ser fechadas em 2006, o que motivou então a intervenção das Nações Unidas, mas as autoridades angolanas mantiveram a pressão.

Segundo David Já, das 70 mesquitas que existiam, espalhadas pelo país, apenas cerca de 20 continuam abertas, a maior parte das quais na província de Luanda, mas com a ameaça de a qualquer momento serem obrigadas a fechar e os crentes que nelas rezam a sujeitarem-se a serem acusados do crime de desobediência qualificada.

"Em todas as províncias as mesquitas começaram a ser fechadas, até 2010. Por exemplo, queimaram uma mesquita no Huambo (centro do país), queimaram o Alcorão. São coisas sensíveis", lamentou.

Em 2011 e 2012 o encerramento das mesquitas parou, mas a partir deste ano intensificou-se com David Já a classificar os atos como "intolerância religiosa" e "violação dos direitos humanos".

Formada maioritariamente por muçulmanos provenientes da África Ocidental e angolanos convertidos, a comunidade islâmica, que sente a falta de espaços para rezar, totaliza entre 800 mil e 900 mil fiéis, segundo David Já.

Questionado sobre o que tenciona fazer, David Já confessa-se "triste" e "desanimado" e responde: "Vamos fazer o quê? O que nós queremos é que haja respeito dos direitos humanos. É só isso".

"Os direitos humanos são uma garantia constitucional. Nós existimos aqui há bastante tempo, nunca houve qualquer ato ilegítimo contra o interesse legítimo do estado", argumentou.

A legislação angolana sobre o exercício da religião em Angola, de 2004, exige que seja feito registo junto do Ministério da Justiça, provando a existência mínima de 10 mil fiéis e a presença em dois terços do país.

No final de outubro, o Ministério da Justiça indeferiu os registos apresentados por 194 organizações religiosas, entre as quais a COIA.

Sobre o que está por trás desta situação, David Já responde não ser "omnisciente", mas junta todos os pontos e destaca recentes posições expostas através da imprensa estatal pela hierarquia da igreja Católica.

"Eu não sou omnisciente, mas a convivência é que nos dá algum indicador disto. Repare, A Igreja Católica disse que não quer o Islão e logo de seguida o governo começa a agir e apresenta algum motivo, se muçulmano quiser rezar, vai ser preso. (a nossa religião) É posta como se fosse uma seita", respondeu.

David Já acredita que convivência e defende que tanto cristãos como muçulmanos têm que viver em harmonia: "É isso que nós queremos e construir o nosso país de uma forma livre e justa. Que não se crie ódio. Temos que aceitar a diferença do outro".

O governo angolano ainda não comentou as notícias sobre a proibição do culto do Islão no país e tem atualmente registados 83 cultos ou igrejas, enquanto cerca de 1200 confissões religiosas aguardam reconhecimento governamental.

EL // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.