Afonso Dias libertado da cadeia de Guimarães

| Norte
Porto Canal com Lusa

O homem condenado a três anos de prisão pelo rapto de Rui Pedro foi hoje libertado no Estabelecimento Prisional de Guimarães, passando ao regime de liberdade condicional, indicou à Lusa o seu advogado.

Actualizado 29-03-2017 17:01

Segundo o advogado Paulo Gomes, a ordem de libertação de Afonso Dias foi hoje dada pelo Tribunal de Execução de Penas do Porto, apesar de o entendimento do Ministério Público ter sido em sentido contrário.

Paulo Gomes reafirmou que esperava aquela decisão do tribunal, porque Afonso Dias cumpria todas as exigências para ser libertado, depois de ter cumprido dois terços da pena no dia 17 de março.

O jurista mostrou-se satisfeito por ser agora possível a Afonso Dias retomar a sua vida normal.

"Agora vai juntar-se à família", afirmou.

O advogado acrescentou à Lusa que tinha falado por telefone com o arguido na terça-feira à noite e que Afonso estava muito ansioso.

Afonso Dias cumpria pena no Estabelecimento Prisional de Guimarães, onde se apresentou na manhã do dia 18 de março de 2005.

A pena a que foi condenado reporta ao rapto de Rui Pedro, a criança de 11 anos que desapareceu em Lousada a 04 de março de 1998.

O arguido, camionista de profissão, fora absolvido em primeira instância pelo Tribunal de Lousada, mas depois condenado pela Relação do Porto e pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

A defesa ainda recorreu para o Tribunal Constitucional (TC), que recusou o recurso.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.