Empresa de Barcelos contrata professora primária para ensinar trabalhadores

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 26 nov (Lusa) - A empresa Celoplás, com sede em Grimancelos, Barcelos, vai contratar uma professora primária para ensinar aos trabalhadores a tabuada e a "escrever português", informou hoje o administrador.

Segundo João Cortez, a empresa irá assim "substituir-se" ao Estado, dando aos trabalhadores a formação que eles deveriam ter tido "há muitos anos".

"Como o Estado não forma, terá de ser a empresa a fazê-lo", afirmou.

A Celoplás, que se dedica ao fabrico de plásticos para a indústria, foi hoje distinguida como a melhor pequena e média empresa (PME) do Minho, num prémio atribuído pela Associação Comercial e Industrial de Barcelos e pela Casa de España em Lisboa.

Em 2013, terá uma faturação de 22,5 milhões de euros, contando com 137 trabalhadores, duas dezenas dos quais admitidos ao longo deste ano.

Vinte e cinco por cento dos trabalhadores têm formação superior.

"O problema é que, nos dias de hoje, 80 por cento dos jovens com o 12.º ano não sabem escrever nem sabem a tabuada, e é essa lacuna que queremos colmatar com a contratação de uma professora primária, para dar formação aos nossos trabalhadores", sublinhou João Cortez.

Na categoria de Grandes Empresas, o vencedor do Prémio Excelência atribuído por aquelas duas entidades foi a multinacional alemã Continental Mabor, implantada em Famalicão.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.