BE insiste que venda a privados do Novo Banco é um erro e por isso não apoiará Governo

| Política
Porto Canal com Lusa

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, insistiu hoje que é um “erro” vender o Novo Banco a privados, salientando que o Governo não terá o apoio do partido neste processo.

“A posição do BE é clara. Nós somos contra uma entrega a privados do Novo Banco numa situação em que os contribuintes ficam a pagar as perdas e o Estado Português não tem uma palavra a dizer sobre a gestão dos ativos”, afirmou a bloquista aos jornalistas, à margem de uma reunião com responsáveis da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Catarina Martins sublinhou que o Governo sabe desta posição “desde a primeira hora”, não precisando de o avisar pela Comunicação Social porque têm conversado muito.

“Nós já dissemos isto ao Governo tantas vezes. As pessoas lembram-se que quando o Governo decidiu entregar o Banif ao Santander não contou com o apoio do BE, portanto, não há nenhuma novidade nesta nossa posição”, frisou.

A comissária europeia da Concorrência, Margrethe Vestager, admitiu hoje a possibilidade de o Estado português manter 25% do capital do Novo Banco, mas apontou que então deverá assumir outros compromissos, escusando-se a especificar quais.

Numa conferência de imprensa em Bruxelas, Vestager, questionada sobre notícias que apontam para a hipótese de a Comissão permitir que um quarto do capital do Novo Banco se mantenha no setor público, mas sob a condição de o Estado ficar fora da gestão do banco, disse que o executivo comunitário admite estudar alterações ao compromisso inicial (de venda de 100% do Novo Banco), mas salientou que a solução final deve ser “equilibrada”.

“Claro que discutimos com as autoridades portuguesas, como discutimos com outras, se estiverem numa situação em que querem alterar compromissos. A nossa missão é assegurar que as alterações são equilibradas. Por isso, se alguém quer fazer algo, talvez favorecendo uma parte, então é preciso equilibrar isso assumindo compromissos noutra área. Mas o processo ainda está em curso, e é da responsabilidade das autoridades portuguesas garantir a venda”, afirmou.

A líder do BE sustentou que o que a Comissão Europeia diz é o “pior de dois mundos” porque o Estado Português não fica com o banco todo, mas fica com uma parte e, portanto, com a responsabilidade sobre imparidades futuras.

“Mas, não pode ter uma palavra na sua gestão e, portanto, não tem uma palavra sequer na gestão dos ativos que vão determinar quanto é que o Estado Português vai pagar ou não destas imparidades no futuro, parece-nos que não tem sentido absolutamente nenhum”, frisou.

Na opinião da bloquista, o Novo Banco deve permanecer público porque tem já muito dinheiro público e porque é um “desastre” andar a limpar com dinheiro público bancos privados para, depois, os entregar outra vez a privados.

“O Estado Português fica sempre com o prejuízo, os contribuintes ficam sempre com o prejuízo para os privados fazerem depois outra vez o que lhes apetece, portanto, a posição de principio do BE é que o Novo Banco deve ser de gestão pública, o Estado deve assumir essa gestão porque já que perdemos o dinheiro que tenhamos o controlo do banco”, vincou.

Catarina Martins assegurou que o partido “fará tudo ao seu alcance” para defender a melhor solução para o interesse público, fazendo os debates que devem ser feitos com o Governo e no Parlamento.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.