Euro sobe para máximos deste ano face ao dólar

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 27 mar (Lusa) - O euro subiu hoje para um valor máximo de quatro meses e meio face ao dólar, depois do revés sofrido pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, na passada sexta-feira.

Às 18:15 (hora de Lisboa), o euro negociava a 1,0865 dólares, quando na sexta-feira à mesma hora seguia a 1,0806 dólares. Ao início da tarde o euro atingiu 1,0906 dólares, um máximo desde novembro.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou hoje o câmbio de referência do euro em 1,0889 dólares.

Analistas do UniCredit consideram que no mercado de divisas a euforia que surgiu após a eleição de Trump está a diminuir.

O dólar registou uma valorização acentuada até finais de dezembro e desde então tem sofrido perdas significativas face às principais divisas.

Nos Estados Unidos, a votação do projeto de reforma do sistema de acesso aos cuidados de saúde, que acabou por não acontecer por falta de apoio na maioria republicana, era vista como um teste à capacidade da administração Trump para concretizar outras reformas, como a redução de impostos e o aumento da despesa pública em infraestruturas, que também têm de passar pelo Congresso.

Divisas............hoje...............sexta-feira

Euro/dólar.........1,0865..................1,0806

Euro/libra.........0,86492................0,86476

Euro/iene..........120,18..................119,89

Dólar/iene.........110,61..................110,90

EO // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.