Líder conservador búlgaro inicia contactos para conseguir maioria parlamentar

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Sofia, 27 mar (Lusa) -- O ex-primeiro-ministro búlgaro, Boiko Borissov, vencedor das legislativas de domingo na Bulgária, inicia hoje os primeiros contactos para conseguir formar governo e garantir o terceiro mandato.

Borissov, líder do GERB, partido conservador, conseguiu 32,6 por cento dos votos, ocupando 96 lugares no Parlamento composto por um total de 240 deputados.

O resultado do GERB foi superior ao que as sondagens indicavam durante a campanha eleitoral e que colocavam os socialistas do PSB numa posição capaz de derrotar os conservadores.

O Partido Socialista da Bulgária, com 27 por cento dos votos elegeu 79 deputados, fortaleceu a posição no Parlamento mas não conseguiu afastar os conservadores que dominam o poder desde 2009.

Mesmo assim, Boiko Borissov tem de conseguir apoios dos partidos conservadores para conseguir governar o país mais pobre da União Europeia.

PSP // SB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.