Forças curdo-árabes dizem ter entrado no aeroporto de Tabqa

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Beirute, 26 mar (Lusa) - Combatentes curdo-árabes das Forças Democráticas Sírias (FDS), apoiados pelos Estados Unidos, anunciaram hoje que entraram no aeroporto de Tabqa, nas mãos do grupo 'jihadista' Estado Islâmico.

"As FDS assumiram o controlo de mais de metade do aeroporto militar de Tabqa. Os combates prosseguem no interior e a conquista total (do aeroporto) deverá acontecer nas próximas horas", declarou à AFP um porta-voz das forças, Talal Sello.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que os 'jihadistas" se retiraram do aeroporto devido ao intenso fogo de artilharia e aos ataques aéreos da coligação ocidental liderada pelos Estados Unidos.

O aeroporto de Tabqa fica a 55 quilómetros de Raqa, bastião do grupo Estado Islâmico, que controla a região desde agosto de 2014.

EO // HB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.