Gastos com pensões em Portugal deverão atingir 13,5% do PIB em 2020 - OCDE

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 nov (Lusa) -- A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) estima que os gastos com as pensões em Portugal, que mais do que duplicaram numa década, continuem a aumentar, atingindo os 13,5% do PIB em 2020.

De acordo com o relatório 'Panorama das Pensões', a despesa do Estado em pensões subiu 152% entre 1990 e 2009, passando de 4,9% do Produto Interno Bruto (PIB) -- abaixo da média da OCDE de 6,1% - para os 12,3% do PIB, bem acima da média de 7,8% da OCDE.

As projeções da OCDE apontam para que, em Portugal, o peso das pensões no PIB deverá continuar a subir, apesar das reformas planeadas, e atingir o pico de 13,5% em 2020, permanecendo acima dos 13% até 2050, com o país a continuar a gastar mais com as pensões face à média dos países da organização.

ICO // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.