Trump revela substituição Obamacare esteve perto, agora segue para fiscalidade

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 24 mar (Lusa) -- O Presidente norte-americano garantiu hoje que a aprovação da substituição da lei do acesso aos cuidados de saúde esteve "muito perto", mas que agora vai passar "provavelmente" para propostas de reforma fiscal.

Trump sofreu hoje uma pesada derrota política, depois de solicitar aos republicanos que retirassem e não levassem a votação na Câmara dos Representantes um projeto de lei emblemático de reforma do sistema de acesso aos cuidados de saúde, por falta de maioria.

Em declarações feitas na Casa Branca, Trump reagiu, declarando que a atual lei, aprovada durante a Presidência do seu antecessor, Barack Obama, a designada 'Obamacare', vai "explodir", mas que agora vai avançar em outra área, "provavelmente" a fiscal.

Os 430 membros da Câmara dos Representantes (193 democratas e 237 republicanos) deviam fazer a votação cerca das 19:30 de Lisboa. Mas o número de republicanos que tinham anunciado a sua oposição ultrapassava os 30, o que garantia a derrota na votação, uma vez que a minoria democrata estava totalmente contra.

Porém, Trump atribuiu a derrota da sua proposta aos democratas, a quem acusou de não a apoiarem.

Antes, o presidente da Câmara dos Representantes, Paul Ryan, reconheceu que o 'Obamacare' vai continuar em vigor.

Durante uma conferência de imprensa, Ryan reconheceu "o revés" sofrido devido à falta de consenso na sua bancada, mas garantiu que isto "não é o final da história".

A retirada da que foi uma das principais promessas eleitorais de Trump representa um enorme fracasso pessoal para este, que tem projetado a imagem de alguém com talento de negociador.

Trump colocou todo o seu peso na balança, deslocou-se pessoalmente ao Congresso e fez numerosas chamadas telefónicas para procurar convencer os republicanos dissidentes, para quem a proposta ou vai demasiado longe no desmantelamento da legislação do ex-Presidente Barack Obama, ou fica muito aquém deste desmantelamento, como entendem um conjunto de congressistas ultraconservadores.

RN // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.