Pombal promove na segunda-feira marcha lenta pela requalificação do IC2

| País
Porto Canal com Lusa

Pombal, Leiria, 24 mar (Lusa) - O Município de Pombal anunciou hoje a realização de uma marcha lenta no itinerário complementar n.º 2 (IC2), na segunda-feira, a partir das 09:00, entre as Meirinhas e a Redinha, freguesias daquele concelho do distrito de Leiria.

Em nota de imprensa, a autarquia salienta o "número crescente de acidentes com vítimas mortais nos 25 quilómetros do troço do IC2, que atravessa o Município de Pombal, não deixa indiferentes a Câmara e todas as juntas de freguesia do concelho".

Na segunda-feira, a marcha lenta pela segurança no troço da IC2 parte da Redinha e das Meirinhas às 09:00, em direção a norte, tendo como ponto de encontro a Rotunda do Alto do Cabaço, em Pombal.

A decisão de avançar com uma marcha lenta foi tomada após várias reuniões com os presidentes de junta e com a Infraestruturas de Portugal. A autarquia considera "ser legítimo o protesto das populações, na esperança que sensibilize a quem de direito para a urgência da promoção da segurança nesta estrada do concelho de Pombal".

Segundo o Município, o projeto que a Infraestruturas de Portugal (IP) apresentou para a requalificação do IC2 "exclui manifestamente o concelho de Pombal de uma solução que vise a segurança e o bem-estar das populações e dos automobilistas, o que por si só deve ser motivo suficiente de grande indignação de todos os pombalenses".

A Câmara de Pombal adianta que o projeto de requalificação do IC2 desenhado para o distrito de Leiria "não contempla nenhuma intervenção de segurança rodoviária para os 25 quilómetros do troço do concelho de Pombal".

A autarquia considera estar a ser "discriminada", uma vez que no concelho de Leiria se "prevê a construção de cinco rotundas em nove quilómetros".

Isto, "apesar dos sucessivos e veementes alertas de todos os autarcas do concelho de Pombal para a necessidade da projeção de cruzamentos desnivelados, rotundas, semáforos, passagens pedonais e separadores centrais".

A Câmara de Pombal lembrou que nos últimos três anos promoveu por sua iniciativa as "maiores intervenções em estradas e itinerários nacionais no concelho", nomeadamente a Rotunda do Alto do Cabaço e acesso à Zona Industrial das Meirinhas, ambas no IC2, e a requalificação urbana da Estrada Nacional n.º109, na Guia.

EYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).