CDS-PP diz que resultado é muito relevante mas adverte para efeitos futuros

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 mar (Lusa) - A deputada do CDS-PP Cecília Meireles considerou hoje muito relevante que Portugal possa sair do Procedimento por Défices Excessivos (PDE) mas advertiu que as medidas que permitiram a descida do défice dificilmente se poderão repetir.

"O CDS acha que é muito relevante que o país possa sair do Procedimento por Défices Excessivos. Já no passado dissemos que se o Governo estivesse comprometido e empenhado teria sido possível iniciar o processo de saída porque o défice ficou contido nos 3%", afirmou.

O INE divulgou hoje que o défice orçamental ficou nos 2,1% do PIB em 2016, em linha com o previsto pelo Governo e um valor que abre caminho ao fim do Procedimento por Défices Excessivos.

Em declarações aos jornalistas no parlamento, Cecília Meireles defendeu que "é muito importante estar atento" e perceber se "é possível manter estes resultados" de forma sustentada, advertindo que "foram conseguidos, por um lado, com medidas que muito dificilmente se poderão repetir".

"É o caso das cativações, porque muitos serviços públicos pura e simplesmente já não conseguem continuar a funcionar, e o corte muito expressivo no investimento, de 10%, que provavelmente não se poderá manter este ano", sublinhou.

O resultado do défice foi também conseguido à custa de "medidas extraordinárias" que "deixam uma herança para os anos futuros", como o programa "PERES" e a reavaliação de ativos.

Em resultado do PERES (Plano Especial de Redução do Endividamento ao Estado), a EDP vai pagar menos 174 milhões de euros de impostos por ano, frisou.

Cecília Meireles manifestou ainda preocupação face à evolução da dívida pública que "deu sinais de descida" mas que "este ano volta a subir, ainda que ligeiramente".

"É um dado que tem de ser acompanhado muito atentamente porque mais uma vez achamos que a dívida é só um número, mas a dívida e os juros da dívida são uma conta que os portugueses pagam todos os meses", sublinhou.

SF // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.