Arouca Film Festival de 2017 vai passar a ter longas-metragens e filmes para crianças

| Norte
Porto Canal com Lusa

Santa Maria da Feira, Aveiro, 24 mar (Lusa) - O Arouca Film Festival já abriu o período de inscrições para a sua 15.ª edição, que decorrerá de 12 a 17 de setembro, e este ano passa a ter em competição também longas-metragens e filmes para crianças.

A organização do certame cabe ao Cineclube de Arouca, que assim se propõe premiar "projetos criativos e inovadores" na área do cinema e audiovisual.

"Na edição deste ano destaca-se, pela primeira vez, a possibilidade de inscrição de longas-metragens e a criação de uma nova secção competitiva, dedicada a filmes para crianças", revelou hoje à Lusa o diretor do festival, João Rita.

Na avaliação dos filmes inscritos na categoria infantil, o júri terá a particularidade de ser "composto por profissionais da área do cinema e por um grupo de crianças", sendo que uns e outros decidirão em conjunto a que obra atribuir assim o "Prémio Curtíssima".

O prazo para inscrições na edição de 2017 do festival prolonga-se até 31 de maio e a organização espera centenas de candidaturas, a avaliar pelas anteriores edições do festival: em 2015, recebeu 439 inscrições de vários países e, em 2016, chegou às 588.

Para a competição deverão depois ser selecionados 40 a 50 filmes, a competir entre si nas categorias de ficção, documentário, animação, 'videoclip', cinema experimental e agora também longa-metragem e curta infantil.

O programa do certame inclui ainda conferências, 'workshops', exposições, trabalhos de campo e espetáculos de animação, sempre em estreita ligação com a comunidade de Arouca e os cenários proporcionados por esse território.

"O Arouca Film Festival constitui-se como um evento cultural único, que luta incessantemente no sentido de uma verdadeira descentralização da cultura", realçou João Rita.

"Visa atrair e formar novos públicos, desenvolvendo e promovendo um gosto crescente pela produção cinematográfica e pelo registo videográfico", rematou.

AYC // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.