Prémio Linguagem Simples para texto de divulgação do Teatro Maria Matos

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 23 mar (Lusa) - O Prémio Linguagem Simples da Associação Acesso Cultura foi hoje atribuído, em Lisboa, a um texto de divulgação do Teatro Maria Matos sobre o espetáculo "A caminhada de elefantes", de Inês Barahona e Miguel Fragata, anunciou a organização.

De acordo com a associação, que anunciou o vencedor numa cerimónia realizada no Padrão dos Descobrimentos, ao novo prémio, lançado este ano para incentivar boas práticas na comunicação escrita, concorreram 19 candidaturas de sete entidades do país.

Também foi entregue uma menção honrosa ao Museu de Évora pelo texto "Megalitismo em Évora", colocado num painel na exposição permanente do museu.

De acordo com a sustentação do júri, o texto vencedor do Prémio Linguagem Simples destacou-se "pela forma inteligente e acessível como abordava um assunto difícil, a morte, para um público que também não é nada fácil: crianças dos oito aos 12 anos".

"A Caminhada dos Elefantes" convida os espetadores a conhecer a história de um homem e de uma manada de elefantes que fazem uma caminhada misteriosa a casa dele para se despedirem.

As entidades que concorreram a esta primeira edição do prémio foram Aquário Vasco da Gama, Maria Matos Teatro Municipal, Município de Oliveira de Azeméis, Município de Vila Franca de Xira, Museu da Baleia, Museu de Évora e Parques de Sintra Monte de Lua.

Os membros do júri que apreciaram as candidaturas são a curadora Cláudia Camacho, a bióloga Rita Caré (comunicação de ciência) e a diretora da Claro, Sandra Fisher-Martins.

Criada em 2013, a Acesso Cultura, associação cultural, promove iniciativas sobre a acessibilidade à criação artística nos aspetos físicos, social e intelectual, e entrega anualmente um conjunto de prémios com o objetivo de distinguir entidades que apliquem boas práticas nesta área.

Os outros prémios promovidos pela Acesso Cultura serão atribuídos durante a Semana Acesso Cultura, a decorrer de 19 a 25 de junho.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).