Fundo de Apoio ao Cinema português do IndieLisboa regressa este ano reformulado

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 23 mar (Lusa) -- O concurso Fundo de Apoio ao Cinema regressa este ano reformulado, passando a apoiar apenas projetos em fase de pós-produção e com uma verba para a criação musical original de longas e curtas-metragens, anunciou hoje o festival IndieLisboa.

O concurso irá novamente "premiar curtas e longas-metragens, prevendo apoios financeiros ou logísticos nas áreas de pós-produção (imagem e som) e criação musical original". Às edições anteriores podiam concorrer projetos em qualquer fase, mas agora o concurso é aberto apenas a "projetos em fase final de rodagem ou no início da pós-produção", explicou o diretor do IndieLisboa, Miguel Valverde, em declarações à agência Lusa.

"A maior novidade que o fundo traz é o apoio à criação musical original, com seis mil euros disponibilizados pela Fundação GDA - Gestão dos Direitos dos Artistas", adiantou Miguel Valverde.

O Fundo de Apoio ao Cinema foi criado em 2011, pela associação que organiza o IndieLisboa, tendo sido atribuído também em 2012 e 2013.

O prémio, que regressa este ano para a 4.ª edição, é composto por uma verba em dinheiro e por serviços, ambos atribuídos por vários parceiros.

Podem concorrer a este apoio, com candidaturas abertas até 20 de abril, realizadores e produtores portugueses ou estrangeiros com residência em Portugal.

Numa primeira fase, os parceiros do Fundo fazem uma triagem dos candidatos, selecionando oito que serão depois avaliados por um júri internacional, escolhido pelo IndieLisboa.

"No mínimo serão premiados dois projetos e no máximo três", referiu o diretor do IndieLisboa Miguel Valverde.

O júri irá reunir-se durante a edição deste ano do festival de cinema independente, que decorre de 03 a 14 de maio.

O regulamento do Fundo de Apoio ao Cinema está disponível 'online', através do 'site' do IndieLisboa (www.indielisboa.com).

JRS // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.