Exército filipino resgata dois malaios sequestrados pelo grupo terrorista Abu Sayyaf

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Manila, 23 mar (Lusa) -- Dois malaios sequestrados no ano passado pelo grupo terrorista filipino Abu Sayyaf foram resgatados na sequência de uma operação do exército no sul das Filipinas, informaram hoje fontes oficiais.

O resgate teve lugar de madrugada numa zona de marismas de Carudong, para onde foi destacado um contingente de fuzileiros após um aviso sobre a presença de vários rebeldes com reféns, explicou o porta-voz do exército, Edgar Arevalo.

Os dois reféns faziam parte de um grupo de cinco malaios sequestrados em julho quando a sua embarcação foi assaltada perto de Lahad Datu, no estado malaio de Sabah, por membros do grupo extremista, que pediu um resgate de cerca de dois milhões de dólares.

Segundo Edgar Arevalo, entre 20 e 30 rebeldes fugiram face à chegada dos militares, deixando para trás dois dos cinco reféns, dois homens de 26 e 62 anos.

"Não foi pago qualquer resgate. Os dois foram vistos nas marismas muito cansados e assustados", afirmou o porta-voz do exército em declarações à televisão ANC.

O Abu Sayyaf sequestrou dezenas de pessoas em águas do sudoeste das Filipinas e nordeste da Malásia, muitas das quais tripulantes de embarcações que navegavam pela zona, pelos quais exige resgates, com os quais se financia.

O Abu Sayyaf, uma das organizações terroristas mais ativas nas Filipinas e que jurou lealdade ao autoproclamado grupo Estado Islâmico (EI), decapitou, no mês passado, um refém alemão, de 70 anos, após ter expirado o prazo para o pagamento de um resgate de 30 milhões de pesos filipinos (565.000 euros), mantendo ainda em seu poder duas dezenas de estrangeiros de diferentes nacionalidades.

DM // ISG

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.