Presidente da Turquia condena atentado em Londres

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 23 mar (Lusa) -- O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, condenou hoje o ataque terrorista de Westminster, em Londres, numa mensagem difundida através da rede social Tweeter afirmando que o Reino Unido é um aliado na luta contra o terrorismo.

"Demonstramos solidariedade para com o Reino Unido, aliado e amigo contra o terrorismo: a maior ameaça contra a paz e a segurança global", afirma Erdogan na mensagem divulgada hoje.

Na quarta-feira, horas antes do atentado de Londres, Erdogan dizia a um grupo de jornalistas em Ancara que os cidadãos europeus "não vão poder sair às ruas em paz" criticando o "comportamento da Europa" em relação aos membros do governo da Turquia impedidos de participar em comícios a favor da revisão constitucional turca, nomeadamente na Holanda.

Na mensagem difundida hoje, o presidente turco afirma que a Turquia "compartilha a dor do Reino Unido" referindo-se ao atentado ocorrido frente ao parlamento britânico.

Pelo menos quatro pessoas morreram no atentado de quarta-feira em frente ao parlamento britânico, entre os quais o atacante, e 40 ficaram feridas, segundo informação prestada já hoje pelo chefe da unidade antiterrorista da polícia de Londres, Mark Rowley.

Em conferência de imprensa, esta realizada na quarta-feira, o comandante da unidade antiterrorista identificou o agente morto como Keith Palmer, de 48 anos.

PSP/MSE // SB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.