CIP considera declarações do presidente do Eurogrupo "ofensivas" e pede seu afastamento

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 mar (Lusa) -- O presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, classificou hoje de "ofensivas" as declarações do ministro das Finanças holandês, Jeroen Dijsselbloem, e pede o seu afastamento da presidência do Eurogrupo.

"As declarações do presidente do Eurogrupo [...] demonstram a total falta de sensibilidade e a ausência de preparação de alguns dirigentes que ocupam cargos na tecnocracia europeia", refere o líder do patronato português em comunicado enviado à Lusa que pede o afastamento de Jeroen Dijsselbloem do cargo.

O presidente da CIP refere ainda a "falta de sensibilidade" e a "ausência de preparação" de certos dirigentes que "tanto têm prejudicado a economia e o esforço dos empresários dos países do sul da Europa, em particular os portugueses".

Para a associação empresarial, este episódio "evidencia a urgência da mudança de atitude dos dirigentes europeus e das políticas financeiras e económicas da União Europeia".

E prossegue: "Desta forma poderemos reforçar e renovar o empenho de todos os países em prol do projeto europeu, contrariando o desencanto e afastamento dos povos em relação ao Governo da Europa".

A CIP, ao falar "em nome das empresas, dos empreendedores e de todos os portugueses", pede que as políticas europeias "caminhem no sentido de consolidar um espaço político e económico de crescimento e de coesão".

E isso, exige, em seu entender, "a escolha de políticos equilibrados, com uma visão de mundo e atual, fora dos preconceitos e discriminação, pensamento contrário aos princípios fundamentais do projeto europeu e que tanto prejudicam a União".

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, rejeitou na terça-feira, pedir desculpa por ter acusado os países do sul de gastarem o dinheiro "em copos e mulheres", depois de pedidos de eurodeputados para se retratar.

"Não, não, eu sei o que disse porque saiu da minha própria boca", disse o político holandês, em resposta a um pedido do eurodeputado espanhol dos Verdes, Ernest Urtasun, para que se desculpasse pelo comentário durante uma audição de uma comissão parlamentar.

Dijsselbloem manifestou-se surpreendido por as suas palavras -- proferidas numa entrevista concedida ao jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung publicada na segunda-feira -- terem tido tanta repercussão nos meios de comunicação social.

"Deixei muito claro que a solidariedade caminha de mãos dadas com a responsabilidade e os compromissos", afirmou.

O também ministro das Finanças da Holanda insistiu que os Estados-membros devem assumir o quadro fiscal que acordaram e realizar reformas e ajustes de forma a garantir uma "posição sólida".

"Durante a crise do euro, os países do norte mostraram solidariedade com os países afetados pela crise. Como social-democrata, atribuo uma importância extraordinária à solidariedade. Mas também deve haver obrigações: não se pode gastar todo o dinheiro em copos e mulheres e depois pedir ajuda", afirmou na entrevista Jeroen Dijsselbloem, que tem sido alvo de críticas em diferentes frentes.

As declarações foram consideradas "vergonhosas" e "chocantes" pelo grupo dos Socialistas Europeus -- ao qual Dijsselbloem pertence -- que entende que o presidente do Eurogrupo "foi longe demais, ao utilizar argumentos discriminatórios contra os países do sul da Europa".

"Não há desculpa ou razão para recorrer a tal linguagem, especialmente de alguém que é suposto ser um progressista", comentou o líder da bancada dos Socialistas Europeus no Parlamento Europeu, Gianni Pittella.

Em Portugal também houve reações, com o PS a pedir ao Partido Socialista Europeu (PSE) a condenação "imediata" das declarações "ultrajantes" proferidas por Jeroen Dijsselbloem e a retirada de apoio político a uma sua recandidatura ao cargo de presidente do Eurogrupo.

Também o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, pediu em Washington o afastamento do presidente do Eurogrupo.

Esta nova polémica a envolver Dijsselbloem ocorre numa altura em que a sua posição como presidente do Eurogrupo está particularmente fragilizada, na sequência dos resultados eleitorais da passada semana na Holanda, que ditaram uma derrota histórica do seu partido, o PvdA, que era parceiro de coligação do VVD (centro-direita) do primeiro-ministro Mark Rutte, mas que agora passou de 38 para nove deputados.

JS (DM/ACC/PMF)// JNM

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.