Palestiniano morto por fogo de artilharia israelita em Gaza

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Gaza, 22 mar (Lusa) -- Um palestiniano foi morto e dois ficaram feridos hoje pela artilharia israelita em Gaza, disseram fontes oficiais palestiniana e israelita.

O o exército israelita indicou que os três homens estavam na zona da fronteira entre a faixa de Gaza e Israel, zona onde se têm registado vários tiroteios nas últimas semanas.

"Youssef Abou Azra, de 18 anos, foi morto, e dois palestinianos ficaram feridos por fogo de artilharia" de Israel, a leste de Rafah, no sul da faixa de Gaza, afirmou Achraf al-Qodra, porta-voz do Ministério da Saúde de Gaza.

Um porta-voz do exército israelita disse à agência noticiosa France Presse (AFP) que os soldados localizaram os três homens "perto da cerca de segurança e abriram fogo na sua direção", sem facultar mais pormenores.

Nas últimas semanas, ocorreram vários tiroteios entre Israel e a faixa de Gaza, administrada há mais de uma década pelo movimento de resistência islâmica Hamas.

Israel e o Hamas travaram três guerras desde 2008 e desde o último conflito, em 2014, está em vigor um cessar-fogo ao longo da fronteira do território palestiniano.

Vários tipos de projéteis são disparados regularmente a partir de Gaza contra as localidades israelitas mais próximas da fronteira.

DM // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.