PS exige condenação e retirada de apoio político a Dijsselbloem

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 mar (Lusa) - O PS pediu hoje ao Partido Socialista Europeu (PSE) a condenação "imediata" das declarações "ultrajantes" proferidas pelo ministro holandês Jeroen Dijsselbloem e a retirada de apoio político a uma sua recandidatura ao cargo de presidente do Eurogrupo.

Esta posição consta de uma carta enviada pela secretária-geral Adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, ao presidente do PES, Sergei Stanishev, depois de o presidente do Eurogrupo, numa entrevista ao jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, na segunda-feira, ter acusado os países do sul de gastarem o dinheiro "em copos e mulheres".

"Como social-democrata, atribuo uma importância extraordinária à solidariedade. Mas também deve haver obrigações: não se pode gastar todo o dinheiro em copos e mulheres e depois pedir ajuda", afirmou Jeroen Dijsselbloem, cujo partido na Holanda faz parte do PES.

Para a secretária-geral Adjunta do PS, as declarações do presidente do Eurogrupo sobre os países do sul da Europa "são ultrajantes e contrárias aos valores fundamentais do projeto europeu".

"Merecem uma forte e imediata condenação da nossa família política. As palavras utilizadas são ofensivas, mesmo xenófobas, e não podem ser toleradas por nenhum partido político europeu e especialmente pelo nosso Partido Socialista Europeu (PSE)", frisou.

Na carta, à qual a agência Lusa teve acesso, a "número dois" da direção do PS refere também que, "infelizmente, não é a primeira vez que o presidente do Eurogrupo expressa publicamente a sua visão estreita contra a solidariedade e unidade dos Estados-membros da União Europeia".

"É tempo de a nossa família política reagir, condenando estas palavras vergonhosas e distanciar o PSE e todos os nossos partidos das opiniões do senhor Jeroen Dijsselbloem", defende.

Mas a secretária-geral adjunta do PS vai mais longe e manifesta-se desde já contrária à hipótese de os socialistas europeus poderem equacionar um apoio à recandidatura do ministro das Finanças holandês à presidência do Eurogrupo.

"É agora evidente que alguém que partilha estas opiniões não reúne condições para exercer as funções de presidente do Eurogrupo. E o PSE deve retirar qualquer apoio político à sua candidatura", salienta Ana Catarina Mendes na mesma carta.

PMF // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.