Rui Moreira quer competências do Materno-Infantil "de pedra e cal" no Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 25 nov (Lusa) -- O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, defendeu hoje que o Centro Materno Infantil do Norte (CMIN), e respetivas competências, devem manter-se "de pedra e cal" na cidade do Porto.

À margem de uma visita ao CMIN, Rui Moreira, assinalou que o município "está atento" e "não quer que este centro hospitalar perca competências".

"Isto foi uma questão que envolveu muitas pessoas da cidade (...). Envolvi-me, envolveu-se Manuel Pizarro, Sollari Alegro, todos nós nos envolvemos nisto e portanto queremos que isto fique aqui, de pedra e cal", frisou o autarca.

Para Rui Moreira, "este é um equipamento muito importante para toda a região norte" e "fundamental para a cidade do Porto" que para ser contemporânea deve ter "estes equipamentos no seu centro".

"Independentemente do serviço que presta aos cidadãos (...) é para nós um equipamento fundamental numa cidade que não quer perder competências e que também não quer ser esvaziada de centros de decisão", assinalou.

Presente na visita, o presidente do Centro Hospitalar do Porto (CHP), Sollari Alegro, disse manter-se a previsão de entrega do edifício do CMIN, previsto desde 1991, "no fim de dezembro", após o que decorrerão "progressivamente" as mudanças que deverão estar concluídas "no fim de março" de 2014.

Alegro criticou ainda alguns "boatos" segundo os quais o novo hospital em Gaia "tiraria as competências ao Centro Hospitalar do Porto".

"Nós achamos isso completamente intolerável, nem me parece que se justifique do ponto de vista técnico fazer um grande hospital em Gaia, desertificando o centro do Porto. Isso é completamente inadmissível", sublinhou.

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.