Fadista Filipa Cardoso atua hoje no Centro Cultural de Belém

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 mar (Lusa) -- A fadista Filipa Cardoso atua hoje no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, num concerto em que antecipa o próximo álbum, a editar ainda este ano.

"Vou fazer um concerto muito ao meu jeito, um concerto muito Filipa, com alguns fados tradicionais, marchas de Lisboa e temas de folclore", disse a fadista à agência Lusa, tendo adiantado que vai "levantar um pouco do véu" do seu próximo álbum.

Filipa Cardoso, que terminou recentemente uma digressão por 12 palcos austríacos, afirmou-se "nervosa" e "apavorada" por ir enfrentar o "seu público".

"Fico sempre mais nervosa quando dou de frente com o meu público, que é aquele que me eleva e me derrota, muito mais do que cantar fora, [em Portugal] é uma grande responsabilidade".

No palco do pequeno auditório do CCB, Filipa Cardoso vai ser acompanhada pelos músicos André Dias, na guitarra portuguesa, Miguel Ramos, na viola, Vasco Sousa, na viola baixo, e João Balão, na percussão.

O espetáculo insere-se no âmbito do ciclo "Há Fado no Cais", uma parceria da Fundação CCB com o Museu do Fado.

Quanto ao alinhamento, além de temas do álbum "Cumprir seu Fado", a fadista irá interpretar "alguns temas que as pessoas não estão muito habituadas" a ouvir, mas que se vai "atrever" a cantar.

É o caso de "Cuidei que tinha morrido" (Pedro Homem de Mello/Alain Oulman), "Ai, Chico, Chico" (António Vilar da Costa/Nóbrega e Sousa), do repertório de Amália Rodrigues, e "Ausente" (Jorge Fernando/Custódio Castelo).

"Não os cantei antes por receio, mas trabalhei-os e vou cantá-los neste concerto no CCB. Vou cantá-los no estilo 'é ao meu tamanho'. A Dona Amália [Rodrigues] é intocável, nunca irei cantar melhor que ela, mas certamente diferente. Será ao meu jeito", argumentou a fadista.

"Este vai ser um concerto com muito garra", rematou.

Filipa Cardoso venceu em 2003 o concurso "O Fado Mora na Feira", em Lisboa, e, dois anos depois, a Grande Noite do Fado, também na capital.

Em 2005, estreou-se na revista em "Arre Potter que é demais!", à qual se seguiu uma digressão pelo país, e voltou ao Parque Mayer em "A revista é liiiinda" e "Já viram isto?!?".

Em 2014 fez parte do elenco de "Tropa Fadanga", que o Teatro Praga levou à cena no Nacional D. Maria II, em Lisboa.

Estreou-se discograficamente em 2005, com "Fragmento de Fado" e, no ano seguinte, foi convidada para participar na II Gala dos Prémios Amália, em Lisboa.

Em 2009 gravou o álbum "Cumprir seu Fado", no qual contou com a participação de Argentina Santos no "Fado Herança".

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).