Instabilidade política ou social é principal risco sinalizado pelas empresas portuguesas

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 mar (Lusa) -- As empresas portuguesas consideram que o principal risco que enfrentam em 2017 é o da instabilidade política ou social, seguido dos ataques cibernéticos, da concorrência, da crise financeira e dos ataques terroristas, segundo um estudo hoje divulgado.

No estudo da consultora Marsh 'A Visão das Empresas Portuguesas sobre os Riscos 2017', mantém-se na liderança o mesmo risco do ano passado: a instabilidade política ou social, que desceu, no entanto, entre os dois anos, um ponto percentual, de 48% para 47%.

"De destacar a elevada subida no top do risco ataques cibernéticos, passando a ocupar a segunda posição em vez da quinta", refere o estudo que abrangeu cerca de 150 empresas em Portugal de vários setores de atividade.

Segundo a Marsh, a gestão de riscos, nos últimos anos, tem vindo a assumir um papel de maior relevância para as empresas portuguesas: "As percentagens das que admitem dar pouca ou nenhuma importância à gestão de riscos tem estabilizado ou diminuído ligeiramente".

Contudo, acrescenta, "apenas 35% afirma ser elevada e 46% afirma que dá suficiente importância à gestão de riscos".

Relativamente ao valor orçamentado para a gestão de riscos nas empresas, segundo as respostas ao estudo da Marsh, 2% das empresas inquiridas diz que este valor diminui, 16% afirma não saber e 28% admite que aumentou.

A maioria, equivalente a 54%, afirma que estabilizou, conclui.

"Continua a ser fundamental que as organizações em todo o mundo, e em particular as empresas portuguesas, se foquem nos riscos globais e emergentes e que testem a eficácia das suas medidas de mitigação dos riscos, por forma a não comprometerem a continuidade dos seus negócios, através ou decorrente de uma perda inesperada", conclui a consultora.

ICO // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.