Olivier Saillard estreia no Porto performance que é alerta ao mundo da moda

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 16 mar (Lusa) -- O diretor do Museu da Moda de Paris, Olivier Saillard, apresenta no Porto, em estreia mundial, a performance "Couture Essentielle", um alerta ao "império da moda" que "pode fazer mais com menos" e "não precisa de mais roupas".

"A ideia é mostrar que qualquer pessoa pode fazer qualquer coisa sozinha. Sinto nostalgia por quando as pessoas costuravam as suas próprias roupas. Não acredito na ideia de novidade na moda. Esta conceção é errada. A moda já não pode trazer nada de novo, esse é um falhanço da indústria. Não precisamos de roupas novas. Precisamos de fazer roupas. Isso é diferente de fazer moda", explicou, em entrevista à Lusa, o autor que vai apresentar o trabalho na sexta-feira e no sábado.

Nesta primeira coprodução internacional do Teatro Municipal do Porto, o Palácio da Bolsa recebe um desfile "das mais efémeras roupas que podem existir" porque, no palco, quatro ex-modelos internacionais celebrizadas nos anos 1980 vão transformar em roupa pedaços de tecido, sem botões ou costuras, e assim passar em revista a história da moda.

"Pedi à minha assistente para contar todos os desfiles de moda em Paris, Milão, Roma, Nova Iorque e Milão. Em cada coleção, ou seja, duas vezes num ano, existem 400 desfiles de moda. Isto corresponde a mais de 14 mil peças de roupa. Não acredito que precisemos deste número de roupas em cada estação", notou Olivier Saillard.

Para o autor, é possível "fazer algo com menos".

"Nestes números surrealistas, podemos considerar talvez 10 designers de moda que mostram algo novo, que indicam um trabalho, e estou a ser generoso", observou.

O convite para o autor de "Models Never Talk" levar ao Porto uma das suas performances partiu de Tiago Guedes, diretor do Teatro Municipal do Porto, e Olivier Saillard fez questão de preparar um trabalho novo, porque a sua não é uma "companhia de teatro normal".

"Estamos mais próximos de uma casa de moda, que não quer repetir um desfile", explicou.

Com a história da moda sempre na cabeça, Saillard começou a pensar "Couture Essentielle" a partir do longo vestido preto que, no século XIX, "era usado pelas modelos nas primeiras grandes casas de moda", por razões "de higiene e simbólicas".

"Um cliente famoso não podia ver um vestido em contacto com a pele das modelos", explica.

Isso acabou no século XX e, na performance, as intérpretes Christine Bergstrom, Axelle Doué, Claudia Huidobro e Anne Rohart também o vão deixar no chão para "começar a trabalhar com os tecidos".

Vão também encher-se de cor, ao contrário do que acontecia em "Models Never Talk", em que estavam vestidas de preto.

"Elas tentam improvisar para procurar formas e roupas, mas não temos botões, fechos, pontos ou costura. São as roupas mais efémeras que podemos encontrar no mais efémero desfile de moda", descreve Saillard.

A intenção, descreve o criador, é também viajar até ao tempo em que "o verdadeiro início de um desfile se centrava nos tecidos".

"Estamos num mundo muito estranho. Estamos sempre a falar de moda, de criadores, etiquetas e marcas, mas nunca falamos dos tecidos, das cores. Para os mais importantes designers, esse é o verdadeiro início do trabalho".

Saillard alerta que estas ex-modelos não eram apenas "modelos de passarela", antes verdadeiras "colaboradoras de designers de moda" como Yves Saint Laurent ou Jean Paul Gaultier.

"As roupas eram feitas nos corpos delas. Estamos a falar de uma costura única. Em casas de alta costura, existe um momento de pesquisa e, depois dos esboços, os designers experimentam a ideia diretamente no corpo da manequim. É importante ter um corpo a comunicar com a ideia do desenho", refere Saillard.

"Couture Essentielle" vive do movimento, porque é assim que deve ser quando se trabalha "com corpos vivos", em vez de manequins de plástico.

A performance é, também, um "manifesto pela beleza natural". A idade das modelos não interessa, "não é uma questão", porque elas são "bonitas independentemente da idade", explica o autor. "São naturais", destaca.

O Porto é um "sítio interessante" para lançar este "SOS ao mundo da moda": "Não é cidade de que se fale por causa da moda. Isso é tranquilo, fresco, calmo. Gosto da ideia de não estarmos demasiado dentro do império da moda".

"Couture Essentielle" é apresentado no salão árabe do Palácio da Bolsa, na sexta-feira, às 21:30 e no sábado às 19:00.

Na sexta-feira, a sessão inclui uma conversa pós-espetáculo entre Saillard e a diretora do Museu do Design e da Moda, Bárbara Coutinho.

ACG // TDI

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).