CGD: Antigo presidente Álvaro Nascimento diz que capitalização de 2012 foi "adequada"

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 mar (Lusa) - O antigo presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) Álvaro José Barrigas Nascimento considerou hoje que a capitalização de 1.650 milhões de euros do banco em 2012 foi "adequada".

"Neste momento, olhando para trás, tenho de dizer que discordo da tese de que a Caixa não foi suficientemente recapitalizada. No momento atual, acho que a Caixa precisa de mais capital", vincou o responsável, falando esta tarde na comissão parlamentar de inquérito à gestão da CGD.

Ao mesmo tempo, o antigo responsável do banco público abordou a capitalização de 2012 - que foi, considera, "adequada" -, e ressalvou ser necessária a CGD ser agora novamente capitalizada "para evitar ser apanhada na curva e incumprir" os seus compromissos.

Atualmente, está em funcionamento uma comissão de inquérito, constituída ainda na anterior sessão legislativa, que se debruça sobre a gestão da CGD desde o ano 2000 e sobre os motivos que estão na origem da necessidade de recapitalização do banco público - é nesta comissão de inquérito que Nascimento é hoje escutado.

Atualmente, está em funcionamento uma outra comissão de inquérito onde se pretende esclarecer, no prazo de quatro meses, a atuação do atual Governo na nomeação e demissão da anterior administração do banco público, liderada por António Domingues.

PPF // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.