Brexit: "Não seremos intimidados por ameaças"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Estrasburgo, França, 15 mar (Lusa) -- O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, garantiu hoje perante o Parlamento Europeu, em Estrasburgo, que a União Europeia não será intimidada por ameaças no quadro das negociações sobre a saída do Reino Unido do bloco europeu ('Brexit').

Numa intervenção perante a assembleia europeia, sobre o Conselho Europeu da semana passada, Tusk observou que "apesar de o 'Brexit' não ter estado na agenda, gostaria de fazer umas observações, já que este é o último encontro (com os eurodeputados) antes de o Reino Unido ativar o artigo 50" do Tratado de Lisboa, que desencadeará as negociações.

"Estamos a preparar-nos cuidadosamente para estas negociações, em consultas próximas com os nossos Estados-membros e com o Parlamento Europeu. É nosso desejo que este processo seja construtivo. No entanto, as alegações, que cada vez mais ganham a forma de ameaças, de que a ausência de um acordo seria boa para o Reino Unido e mau para a UE merecem ser comentadas", apontou.

"Quero ser claro: um cenário de não acordo seria mau para todos, mas acima de tudo para o Reino Unido, porque deixaria muitas questões por resolver. Nós não seremos intimidados por ameaças, e posso assegurar-vos que elas simplesmente não funcionarão", acrescentou então.

O presidente do Conselho Europeu -- que na semana passada foi reeleito para um segundo mandato de dois anos e meio -, assegurou por outro lado que tudo fará "para assegurar que União Europeia e o Reino Unido serão amigos próximos no futuro" e reiterou que "a porta da UE permanecerá sempre aberta para os amigos britânicos".

O Governo britânico liderado por Theresa May irá acionar até ao final do corrente mês de março o artigo 50 do Tratado de Lisboa, momento a partir do qual Reino Unido e UE terão um prazo de dois anos para concluir as negociações que estabelecerão os termos da saída dos britânicos do bloco europeu.

ACC // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Insólito. Mulher filmada a dormir no compartimento de bagagem de um avião

O caso insólito ocorreu num voo da companhia aérea Southwest Airlines, com sede nos Estados Unidos da América, e o vídeo do momento já soma milhões de visualizações. A mulher foi filmada no interior de um compartimento de bagagem do avião.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.