Alcino Soutinho "deixou a sua marca" no país - Assunção Esteves

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 nov (Lusa) -- O arquiteto Alcino Soutinho, falecido no domingo aos 83 amos, "deixou a sua marca por todo o país, numa presença feita de rigor e pureza no traço arquitetónico", afirma em comunicado a presidente da Assembleia da República.

"Alcino Soutinho deixou a sua marca por todo o país, numa presença feita de rigor e pureza no traço arquitetónico, no encontro de soluções de grande expressividade, sempre com uma particular atenção ao contexto da sua arte", lê-se na mensagem de pesar de Assunção Esteves, divulgado hoje.

"Na arquitetura, na sua atividade de docência na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e também na pintura, Alcino Soutinho deixa-nos um legado de justeza e inventividade que devemos recordar e celebrar sempre", afirma presidente do parlamento.

Assunção Esteves aponta como "emblemáticas" as "construções como os Paços do Concelho e a Biblioteca Florbela Espanca, em Matosinhos, a Casa-Museu Guerra Junqueiro, no Porto, ou o Museu do Neorrealismo, em Vila Franca de Xira".

Para Assunção Esteves, "Portugal perdeu um dos seus maiores arquitetos e um dos mais destacados representantes da 'Escola do Porto'.

Alcino Soutinho faleceu domingo no Porto, vítima de doença oncológica.

O corpo do arquiteto está a ser velado na Igreja de Cristo-Rei, no bairro da Boavista, no Porto, de onde sairá na terça-feira funeral para o tanatório de Matosinhos, onde se realizará uma cerimónia de cremação, disse à Lusa fonte da Câmara do Porto.

NL // CC

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).