Europa a várias velocidades não é nova cortina de ferro - Juncker

| Política
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 10 mar (Lusa) -- O presidente da Comissão Europeia, Jean- Claude Juncker, assegurou hoje que uma União Europeia (UE) a várias velocidades não significa uma "nova cortina de ferro", mas sim organizar o progresso dos que querem fazer mais.

Juncker considerou que "ainda há equívocos" em torno do conceito de uma UE a várias velocidades e que "não significa exclusão, é um modo de organizar o progresso dos que querem fazer mais".

"Alguns dos nossos colegas veem-no como a introdução de uma nova linha divisória, como uma nova cortina de aço entre o leste e o oeste, mas não é essa a intenção", sublinhou Juncker, em conferência de imprensa.

Por seu lado, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, salientou que "o melhor mote do que se passou na sala foi 'se querem ir depressa, vão sozinhos, se querem ir longe, vão juntos'".

Os líderes da UE estiveram hoje informalmente reunidos a 27, sem a primeira-ministra britânica, para preparar a Declaração de Roma, com que assinalam os 60 anos do Tratado de Roma, no dia 25.

IG/ACC // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.