Greve dos Inspectores do SEF registou adesão de 100% hoje de manhã - sindicato

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 nov (Lusa) -- A greve dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras registou hoje "uma adesão de 100%" nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro no período da manhã, afirmou uma fonte sindical.

Devido à greve dos inspetores do SEF, durante a manhã de hoje nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro "houve um atraso médio de uma hora e meia a duas horas no controlo de fronteira" nas chegadas e partidas de voos internacionais, exceto União Europeia UE), e de e para o Reino Unido e a Irlanda, afirmou Acácio Pereira, do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF-SEF).

Segundo o pré-aviso de greve, a paralisação nas fronteiras de Lisboa realiza-se entre as 06:00 e as 10:00 e entre as 14:00 e as 18:00 e, nas restantes fronteiras e Centros de Cooperação Policial e Aduaneira (CCPA), entre as 07:00 e as 11:00 e entre as 16:00 e as 20:00.

De acordo com o site da ANA, houve atrasos nas partidas de vários voos internacionais nos três aeroportos nacionais.

Os inspetores do SEF retomaram hoje o período de greve de quatro dias, paralisação que vai afetar, até segunda-feira, a fiscalização nas fronteiras portuguesas, segundo o sindicato que representa estes profissionais.

A greve, que se realiza entre hoje e segunda-feira, vai decorrer nos aeroportos, portos marítimos e centros de cooperação policial e aduaneira (CCPA), mas estão garantidos os serviços mínimos.

A ANA alertou que a greve dos inspetores do SEF pode atrasar o normal funcionamento dos aeroportos e recomendou aos passageiros para que cumpram "escrupulosamente" os horários indicados pelas companhias aéreas.

Também a TAP recomendou aos passageiros para que cheguem aos aeroportos nacionais "mais cedo do que o habitual", para evitar possíveis atrasos nos voos.

Os inspetores do SEF protestam contra os cortes previstos para as remunerações em 2014, a falta de pessoal e a proposta do Governo do Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas, que é "omissa" em relação à continuidade dos inspetores como corpo especial de polícia, segundo o Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF-SEF).

O primeiro dia de greve, que abrange os funcionários de investigação e fiscalização a trabalhar nos departamentos do SEF, decorreu na passada quinta-feira e contou com uma adesão de 70 por cento, de acordo com o sindicato.

MC (CMP) // SO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.