Bomba recolhida na Nazaré vai ser detonada no mar

Bomba recolhida na Nazaré vai ser detonada no mar
marinha.pt
| País
Porto Canal com Lusa

A bomba recolhida hoje ao largo da Nazaré vai ser desmantelada e detonada no mar, para onde deve começar a ser transportadas até às 15:45, informou a Capitania.

“A bomba vai ser desmantelada e detonada no mar, em pequenas cargas”, disse à Lusa o Comandante da Capitania do Porto da Nazaré, Paulo Agostinho.

A operação está a ser preparada em terra e vai contar com a colaboração do arrastão “Mar Salgado”, que hoje de manhã 'pescou' o engenho e que às 15:45 o levará de volta ao largo da Nazaré, “auxiliando com as suas gruas a colocação da bomba no mar, onde depois os mergulhadores colocarão as cargas para a sua detonação controlada e em segurança”, acrescentou.

A deslocação do arrastão será acompanhada por lanchas da Polícia Marítima e da Estação Salva Vidas da Nazaré, sendo que depois de largar o engenho no mar a embarcação “abandonará o local e só quando se encontrar a uma distância superior a mil metros será feita a detonação”, afirmou ainda.

A colocação das cargas será feita por quatro mergulhadores da Equipa de Inativação de Engenhos Explosivos da Marinha Portuguesa.

A bomba foi 'pescada' depois das 09:00 pelo arrastão “Mar Salgado”, quando a embarcação se encontrava na faina ao largo da Nazaré.

O engenho, em elevado estado de corrosão, tem mais de 202 quilos de H6, um explosivo equivalente a 600 quilos de TNT [trinitrotolueno], e não dispõe de qualquer indicação que o identifique.

+ notícias: País

Ministério do Trabalho envia para Tribunal de Contas auditoria à Santa Casa Global

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) enviou para o Tribunal de Contas (TdC) o relatório final da auditoria à Santa Casa Global, por causa da internacionalização dos jogos sociais, confirmou fonte do ministério.

Pescadores podem voltar a capturar sardinhas em Portugal a partir de hoje

Os pescadores podem, a partir desta quinta-feira, voltar a pescar sardinhas em Portugal, com um limite máximo anual de 29.560 toneladas, mais de 66% da quota atribuída à Península Ibérica.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.