Colaboradores da SONAE manifestam-se na Maia contra estagnação dos salários e das carreiras

| Norte
Porto Canal (AYR)

Os colaboradores da SONAE manifestam-se, esta sexta-feira, na Maia, pedindo aumentos de salários e progressão na carreira, apurou o Porto Canal com o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal.

A manifestação está a ser realizada desde esta quinta-feira, dia 23 de fevereiro, às 23h30 e prolonga-se até o próximo sábado, dia 25 de fevereiro, às 2 horas da madrugada, sendo que o pico desta manifestação ocorre esta sexta-feira desde as 8 horas, na entrada da SONAE, sediada na Maia, distrito do Porto.

Os colaboradores queixam-se de a empresa continuar “sem dar respostas às justas reivindicações dos trabalhadores e às categorias profissionais, mantendo trabalhadores nos armazéns com 10, 15, 20 anos de casa com salários de 565 euros”.

”Aumentos salariais, correcção das categorias profissionais, fim da precariedade e melhores condições de trabalho”, são estes os pedidos dos trabalhadores da SONAE.

Marisa Ribeiro, do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal, afirmou ao Porto Canal que ocorreu uma reunião de “emergência” com a administração da SONAE e que esta “compromete-se a olhar e tratar de analisar o caderno reivindicativo” prometendo “propor nova reunião com o sindicato”.

Caso “o contrato coletivo de trabalho e o caderno reivindicativo não forem respeitados, os trabalhadores prometem novas ações de luta”, indicou Marisa Ribeiro.

A manifestação provocou também trânsito com cerca de dois quilómetros na Via Norte, uma vez que bloquearam os acessos aos parques da SONAE.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) foi chamada ao local para intervir e desbloquear os acessos.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.