Frio vai aumentar até início da próxima semana

Frio vai aumentar até início da próxima semana
| País
Porto Canal

A temperatura vai descer até, pelo menos, ao início da próxima semana em todo o país e algumas regiões registarão mínimas abaixo do normal, disse hoje à Lusa uma meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"As temperaturas estão relativamente baixas em praticamente todo o território do continente e vão continuar a descer até ao início da próxima semana", afirmou Ângela Lourenço, dando como exemplo os cinco a seis graus de mínima previstos para Lisboa na segunda e na terça-feira, os quatro graus no Porto e os oito em Faro.

"As regiões do interior e as regiões montanhosas, como por exemplo, a Serra da estrela, vão atingir valores como três ou quatro graus abaixo de zero", adiantou a meteorologista.

Embora nestas regiões do interior, estes valores estejam na média do que é habitual nesta altura do ano, nas zonas do continente mais próximas do mar, "as temperaturas são um pouco mais baixas do que é costume", admitiu.

Para hoje e para a manhã de sábado, o IPMA que o céu se apresente "muito nublado nas regiões centro e sul e pouco nublado ou limpo na região norte".

A situação deve-se "a uma região depressionária, que está a sudoeste da região do continente", justificou a meteorologista, acrescentando que a chuva continuará a cair hoje e até meio da tarde de sábado no centro e sul do país, embora se trate de aguaceiros fracos.

"A partir de amanhã [sábado], para o final do dia, vamos ter já o céu pouco nublado ou limpo e tempo frio em praticamente todo o território, mantendo-se assim até, pelo menos, terça-feira", concluiu.

O frio vai atingir também Espanha, para onde a Agência Estatal de Meteorologia prevê, para sábado, queda de neve a partir dos 400 a 700 metros de altitude no norte do país e dos 800 a 1000 metros nas ilhas Baleares.

Naquele país, as temperaturas diurnas deverão subir um pouco na região do sudoeste continental e nas Canárias, enquanto as noturnas estarão em queda no oeste e no sul do país.

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.