Presidente da República apela à serenidade em "tempo que não é fácil para Portugal"

Presidente da República apela à serenidade em "tempo que não é fácil para Portugal"
| Política
Porto Canal

O Presidente da República apelou hoje à serenidade num "tempo em que não é fácil para Portugal", mas escusou-se a falar sobre a manifestação das forças de segurança realizada na quinta-feira em frente à Assembleia da República.

"Não tenho ainda informação completa sobre o que aconteceu, porque ainda não tive oportunidade de falar com o Governo e, por isso, numa circunstância destas o meu apelo só pode ser um: serenidade, que se mantenha a serenidade neste tempo que não é fácil para Portugal, em que dependemos tanto, tanto dos credores que nos observam todos os dias", afirmou o chefe de Estado, quando questionado sobre a manifestação das forças de segurança.

Interrogado se não é criticável que a polícia de choque nada tenha feito quando os manifestantes começaram a subir as escadarias do parlamento, ao contrário da atuação em outras manifestações, Cavaco Silva reiterou que não tem ainda "informação completa sobre o que aconteceu" e não fará "qualquer declaração" enquanto não falar com o Governo.

O Presidente da República lembrou, contudo, que sempre manifestou "um grande apreço" pelas forças de segurança, "reconhecendo a sua capacidade para manter a ordem pública e garantir aos cidadãos a segurança das pessoas e dos seus bens"

"É isso que os portugueses esperam da nossa polícia", acrescentou o chefe de Estado, que falava aos jornalistas no final da inauguração do centro internacional da Nokia, em Alfragide.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.