Receitas do turismo crescem 10,7% e ultrapassam 12.600ME em 2016

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 fev (Lusa) - As receitas turísticas em Portugal aumentaram 10,7% em 2016 face ao ano anterior, ultrapassando os 12.600 milhões de euros, segundo dados divulgados hoje pelo Banco de Portugal e citados pela Secretaria de Estado do Turismo.

"As receitas da atividade turística de 2016 ascenderam aos 12.680 milhões de euros, segundo dados do Banco de Portugal divulgados hoje. Estes resultados significam um crescimento de 10,7% face ao ano de 2015, mais 1.200 milhões de euros, o que representa o maior crescimento absoluto dos últimos dez anos", afirma a Secretaria de Estado do Turismo em comunicado.

Para a Secretaria de Estado, "os meses nos quais a atividade turística registou maior subida foram outubro, novembro e dezembro, com 10,3, 10,8 e 10,7%, respetivamente, prova de que a aposta na oferta turística ao longo do ano está a ter resultados positivos".

O saldo da balança turística cresceu 12,7%, atingindo os 8.800 milhões de euros.

A Secretaria de Estado afirma também que "em 2016, e pela primeira vez, foram os turistas franceses quem mais gastou em Portugal - 2.277 milhões de euros -, seguidos dos turistas do Reino Unido - 2.267 milhões de euros - e dos espanhóis - 1.641 milhões de euros. Já em percentagem de crescimento, o 'top 3' é constituído pela Alemanha -- 17,6% -, seguida da Itália -- 17,2% - e da Irlanda -- 16%".

Para a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, citada no comunicado, estes números "refletem o dinamismo da atividade turística e a capacidade de Portugal crescer cada vez mais em valor, o que demonstra que os turistas que nos visitam estão a gastar mais no destino Portugal".

SP // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.